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== (Marchando para o Oeste e Rolando 20!) == | |||
West Marshes é um estilo de jogo de RPG que, apesar de relativamente antigo (experimento de Ben Robbins por volta de 2005), está em voga novamente, especialmente com todo o isolamento físico por conta da pandemia de COVID-19. O Franciolli dos Dados Místicos traduziu todos os artigos originais para o português, dá uma olhada. | |||
== | Eu estou jogando um jogo assim, usando Pathfinder Segunda Edição (o melhor sistema para se jogar D&D), via Discord, e estou me divertindo de montão com Ragnar, o Ranger. Tanto que resolvi começar o meu próprio jogo no estilo. | ||
E, com isso, queria deixar aqui um guia completo de como vai funcionar a campanha. | |||
==West Marches | |||
Cada jogo tem suas guidelines, aqui vão as minhas: | |||
#Eu vou ter agenda flexível, com janelas, e cabe aos jogadores se organizarem para ocupar essas janelas. Não teremos um grupo 100% regular, mas espero começar com um grupo pequeno (4-5), e meu limite será de até 10 pessoas sem adicionar mestres. | |||
#Todas as aventuras são one-shot. Elas podem continuar idéias de expedições anteriores, mas a aventura toda deve ser contida no slot apropriado. Minha idéia é ter aventuras curtas, de até 2h, com um encontro combativo, alguma exploração e pelo menos uma interação social. | |||
#Jogadores tem que fazer um resumo de cada aventura para o log. Um parágrafo, focando nos aprendizados da sessão, para as próximas aventuras. | |||
#Jogadores podem fazer um mapa à medida que explorarem. Pode ser bem tosco, e vai valer XP. O mestre não vai compartilhar o mapa dele com os jogadores. | |||
#Perigo: o oeste é perigoso e selvagem. Seus personagens vão morrer eventualmente, e tudo bem. Morrer significa tentar um novo personagem e aprender com seus personagens anteriores. | |||
#Níveis, XP e afins: Um personagem novo começa no nível da cidade base-2 (mínimo 1). Quando a cidade fronteiriça crescer para nível 4, por exemplo, novos personagens começarão no nível 2. Espere ganhar ⅓ de nível por aventura mais ou menos, dependendo da dificuldade. Mais em Sistema abaixo. | |||
== Ferramentas == | |||
Teremos uma ferramenta principal: Discord. Porque não Roll20, ou Fantasy Grounds? Porque eu queria algo que fosse bem acessível, que rode em qualquer computador, tablet ou celular facilmente, e que as pessoas pudessem jogar mesmo se estiverem fazendo outra coisa (ex: trabalhando de casa, tomando conta das crianças), sem precisar de dedicação completa. O Discord, via texto, será como as aventuras vão acontecer, com outras ferramentas de suporte. | |||
O Discord permite rolar dados e fazer integrações básicas com fichas de personagens. Usarei o MapTools para combates mais complexos, streaming o aplicativo no discord e compartilhando screenshots, mas sem usar voz na maior parte dos casos. | |||
Sistema | |||
Cenário | |||
Criando Personagens |
Edição das 12h49min de 7 de abril de 2020
Fronteiras do Oeste
(Marchando para o Oeste e Rolando 20!)
West Marshes é um estilo de jogo de RPG que, apesar de relativamente antigo (experimento de Ben Robbins por volta de 2005), está em voga novamente, especialmente com todo o isolamento físico por conta da pandemia de COVID-19. O Franciolli dos Dados Místicos traduziu todos os artigos originais para o português, dá uma olhada.
Eu estou jogando um jogo assim, usando Pathfinder Segunda Edição (o melhor sistema para se jogar D&D), via Discord, e estou me divertindo de montão com Ragnar, o Ranger. Tanto que resolvi começar o meu próprio jogo no estilo.
E, com isso, queria deixar aqui um guia completo de como vai funcionar a campanha. ==West Marches
Cada jogo tem suas guidelines, aqui vão as minhas:
- Eu vou ter agenda flexível, com janelas, e cabe aos jogadores se organizarem para ocupar essas janelas. Não teremos um grupo 100% regular, mas espero começar com um grupo pequeno (4-5), e meu limite será de até 10 pessoas sem adicionar mestres.
- Todas as aventuras são one-shot. Elas podem continuar idéias de expedições anteriores, mas a aventura toda deve ser contida no slot apropriado. Minha idéia é ter aventuras curtas, de até 2h, com um encontro combativo, alguma exploração e pelo menos uma interação social.
- Jogadores tem que fazer um resumo de cada aventura para o log. Um parágrafo, focando nos aprendizados da sessão, para as próximas aventuras.
- Jogadores podem fazer um mapa à medida que explorarem. Pode ser bem tosco, e vai valer XP. O mestre não vai compartilhar o mapa dele com os jogadores.
- Perigo: o oeste é perigoso e selvagem. Seus personagens vão morrer eventualmente, e tudo bem. Morrer significa tentar um novo personagem e aprender com seus personagens anteriores.
- Níveis, XP e afins: Um personagem novo começa no nível da cidade base-2 (mínimo 1). Quando a cidade fronteiriça crescer para nível 4, por exemplo, novos personagens começarão no nível 2. Espere ganhar ⅓ de nível por aventura mais ou menos, dependendo da dificuldade. Mais em Sistema abaixo.
Ferramentas
Teremos uma ferramenta principal: Discord. Porque não Roll20, ou Fantasy Grounds? Porque eu queria algo que fosse bem acessível, que rode em qualquer computador, tablet ou celular facilmente, e que as pessoas pudessem jogar mesmo se estiverem fazendo outra coisa (ex: trabalhando de casa, tomando conta das crianças), sem precisar de dedicação completa. O Discord, via texto, será como as aventuras vão acontecer, com outras ferramentas de suporte.
O Discord permite rolar dados e fazer integrações básicas com fichas de personagens. Usarei o MapTools para combates mais complexos, streaming o aplicativo no discord e compartilhando screenshots, mas sem usar voz na maior parte dos casos.
Sistema
Cenário
Criando Personagens