Registro de Aventuras
Este é o Registro de Aventuras. Para cada aventura que você e seu grupo fizerem, adicionem um parágrafo como o modelo abaixo:
Data em Jogo (Data Real)
Nome dos Personagens que estavam na missão.
Resumo dos acontecimentos. Novos aprendizados ou descobertas.
Coloquem novas anotações acima das mais antigas: vamos manter isso em ordem cronológica inversa: fator mais recentes em cima, mais antigos embaixo.
17 de Sarenith (14 de Setembro de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Gazu, Miki, Millie
Ao iniciarmos a batalha, Kirel vomita um demônio - Omox, um slime verde nojento!
Durante o combate, o grupo encontrou muito perdão nos coraçõezinhos que ajudou a derrotar o demônio slime nojento. Derrotamos a aranha, mas ela escapa pro abismo. Também tivemos ajuda de Ixil’lanus. Além da experiência com a batalha, tivemos uma terapia em grupo onde perdoamos uns aos outros.
Libertamos a Sorrina e corremos para a saída. Ela diz para tirarmos as pedras das Wayfinders, diz que fomos enganados e seremos detectados. Ela quer destruir todas as wayfinders, diz que estão sendo usadas para nos espionar. Ela diz que foi pro portão (?). Ela lê sobre o lab que encontramos em Arcadia, diz que parecia algo para localizar as wayfinders. Diz que um dos fundadores da sociedade foi um faceless stalker. Selmius foi substituída por ele. Muito tempo atrás esse grupo secreto illuminati dentro dos Allgolthus influenciaram os Azlantis a trackear as coisas. Daí quando foram para o pacto da estrada aberta substituíram o Selmius e ele trouxe essa tecnologia de volta dos Azlantis. Diz que é um tracking device para todos os Mhalssthru. Ela também descobriu mais coisas por acaso. Estava tentando entender a relação do portão das estações com a lança. Diz que outros pathfinders abriram o cofre, acharam um livro terrível chamado a concordância dos rivais, escrito por um anjo Tarbis que conta a história da criação. O livro tem todas as informações que estamos procurando sobre Rovagug. O Selmius fake operou para os Allgolthus e foi atrás da lança de Sarenrae, mas desapareceu. A ida dele para Sazvaron é o segredo da crônica que não foi publicada. Os pathfinders tinham medo de descobrirem sobre o fake Selmius.
Em suas palavras:
“Durvin Gest, Gregaro Voth, Selmius Foster e Kerinha Napsunar conseguiram abrir o cofre. Ele guardava um livro, chamado A Concordância dos Rivais, um de três livros escritos pelo anjo Tabris, que revela a história de Rovagug e como chamar suas crias. O Testamento das canções do vento é um trecho desse livro. Selmius foi substituído por um Ugothol (Faceless Stalker), e passou a operar secretamente para os Allgolthus. Ele foi para Casmaron atrás da lança de Sarenrae usada para selar Rovagug e desapareceu. A Sociedade escondeu esse fato ao proibir a publicação do Volume 5 das Crônicas Pathfinder. Gregaro Voth jurou ir encontrá-lo, mas não temos registros.”
A Wayfinder destruída de Gazu começa a projetar uma luz. A imagem de um Algutullo. A voz de Ochium aparece, fala que isso mostra a nossa sagacidade. Diz:
“Sim, isso tudo é verdade. Muitas vezes a sociedade dos meus pares ajudaram ao sucesso dos humanos em Golarion. Tudo de acordo com o grande plano dos Mhalssthru, para preparar para a chegada dos Antigos.
Mas algo imprevisto aconteceu. O antigo lich T'Zok'Zul foi despertado de maneira inesperada, e isso acelerou os planos do infortúito Grimmel. Muito antes do que deveria, ele colocou em ação um plano que deveria ter tomado ainda muitos anos para sua preparação. Abusando das Ley Lines de Arcádia, ele deixou os artefatos de Rovagug desprotegidos, o que levou a sua destruição (e agora, de cada um dos itens também).
O que acabou levando à antecipação do Plano da Segunda Escuridão, iniciado pela chamada do Compacto dos Subterrâneos. Drows, Illithiads (e seus Intellect Devours) e Onis, todos chamados por cânticos da Besta-Deus, tomaram os artefatos da Sociedade de volta. E agora planejam um segundo Earthfall, muito antes da hora apropriada.
As coisas mudaram agora, Heróis. Se quiserem ter qualquer chance de sucesso, precisamos desse último fragmento de Rovagug para impedir a Segunda Escuridão.”
Sorrina explica que nós estávamos sendo observados de perto, mas todas as wayfinders são tracking devices.
Diz que um pathfinder roubou uma pedra mto importante. Ela impede que os Allgolthus consigam detectá-los. Diz que para ajudá-los temos que ir juntos ao covil onde esses líderes se encontram.
17 de Sarenith (7 de Setembro de 2021)
Exploradores: Isadora, Farrus, Gazu, Millie
Acordamos e Kirel e Miki sairam para sua jornada - Adaeze disse que Kirel ainda tinha coisas para resolver e Miki resolveu ajudá-la. Encontramos as raras Araras amarelas, exclamando “Isadora! Isadora!” - apesar da curiosidade continuamos a viagem. Percebemos que estamos sendo seguidos e Zarta nos informa por *Sending* que é um demônio da traição, um Glabrezu.
Continuamos na direção do rio para atravessar em um lugar menos frequentado. Investigando o perímetro da cidade encontramos uma passagem por um antigo aqueduto. Nos disfarçamos de charau-kas e subimos a pirâmide para entrar no subterrâneo. Entramos no templo e vemos demônios e outros charaukas. Vemos um antigo esqueleto jogado em um canto das entradas e parece que ninguém entra por esse caminho há muito tempo. Esse esqueleto está usando uma antiga chain mail usando uma wayfinder com símbolo da estrada aberta. Encontramos um diário quase destruído em Taldor, que diz que ele se chama Zantus, e era um pathfinder que veio pra cá há 10-15 anos. Ele foi envenenado por uma armadilha de flechas que protege a entrada. No final do diário tem um mapa que ele conseguiu com várias marcações.
Essa é uma dungeon e temos que passar por vários obstáculos: portas trancadas que espremem, aranhas gigantes e encontramos um tesouro (Bag of Holding de 150 Bulk com 40 peças de platinum), trogloditas, Plannar Rift, símbolos da morte (que falhamos e ficamos doomed), grupo de demônios, pit fiend, armadilhas de lâminas, espíritos orcs. Encontramos outros tesouros: Isadora/Millie: 1 barra de ouro (500GP), Farrus: scroll de Reverse Gravity, Ruko: espada Chama de Sarenrae.
Encontramos com Miki e Kirel que pegaram outro caminho. Quando estamos na sala, tem um estranho espelho. Ruko mexe no espelho, desvirando-o e mirando Kirel e Miki - olhamos o reflexo que parece que eles estão batendo no espelho, mas as pessoas não estão mexendo e olham com um olhar malígno. O espelho prende a pessoa em outra dimensão e temos que lutar com eles. Derrotamos Kirel e Miki malignos e os verdadeiros saíram do espelho.
Seguimos o caminho escuro e cheio de teias, mas começamos a ver algumas luzes e vários casulos espalhados por todo o lugar - alguns têm silhuetas de charaukas e estão pulsando com um líquido verde. De um buraco de teia vemos uma criatura púrpura saindo: N'Gange, uma aranha mas com um busto humanoide feminino e uma carapaça na cabeça com vários olhos e presas saindo da boca. Ela abre um sorriso amplo e fala “demoraram muito, deixaram para o último minuto salvar sua companheira.” - Ela diz que merecemos sua barganha e pergunta o que queremos em troca. Em volta dela vemos duas criaturas aterrorizantes chamadas Gogiteth.
17 de Sarenith (31 de Agosto de 2021l)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Gazu, Miki, Millie
Chegamos em Mwangi e sentimos o clima quente e húmido. Gazu voa até a copa das árvores e diz que tem alguma coisa voando e estamos no meio da floresta. Millie resolveu investigar e descobre que são duas Rocas - águias gigantes. Kirel diz que está próxima a casa de usa antiga mentora, a druida Adaeze. Kirel bate na porta, mas ninguém responde. Vemos uma senhora se aproximando de nós, e ela carrega um cajado de madeira em uma mão e uma cesta com frutas na outra mão. Ela usa brincos de madeira e uma vestimenta verde, da mesma cor das folhas e um colar dourado com símbolos da divindade da natureza. Ela é negra com cabelos curtos, já esbranquiçados. Quando ela vê Kirel, se aproxima animada!
Entramos em sua cabana para contar a história de nossa missão e perguntamos sobre a situação de Usaro. Ela conta que o rei gorila foi morto, e parece que tem uma nova pessoa tomando liderança, um humano chamado Chosenvi (???). E diz que a situação ainda é muito perigosa, e fala para não irmos pelo rio. Ela fica preocupada com a menção de N'gange, diz que normalmente esperam depois da lua cheia para consumir presas especiais. A próxima lua cheia é em dois dias. Tem uma Anadi que mora ali perto e é bastante conhecedora de coisas demoníacas e principalmente N'gange, ela se chama Nelali e mora a 6hrs dali. Ela também recomenda tomar cuidado, pois a cada 12 anos há o ciclo de reprodução das Rocas e está acontecendo agora. Recomenda ficarmos abaixo da copa das árvores.
Ela oferece para nós um presente: bananas verdes costuradas fechadinhas. São Matokis. Frutas mágicas que curam. Só duram 1 mês. Decidimos ir até a Anadi. No caminho somos roubados por um bando de macaquinhos fofos.
Chegamos na tenda da Nelali e vemos uma aranha gigante. Kirel se apresenta e Nelali se transforma em uma humana. Kirel conta por que viemos. Nelali parece preocupada que N’gange está solta e diz que ela deve estar associada com Nangazam. Ela conta em segredo para Kirel o ponto fraco das aranhas, diz para não contar para ninguém. Diz que para se aproximar precisamos talvez ficar sem cheiro.
Ruko pede um presente para Nelali, sem nenhum tato. Isadora oferece o colar de conchas de presente. Ela nos dá dois antidotos. Continuamos a viagem, assustamos lizard folks no caminho e escapamos de sangue-sugas voadoras. Depois encontramos Viper Vines.
14 de Sarenith (24 de Agosto de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Gazu, Miki, Millie
Entramos na forja e somos recepcionados por 3 esqueletos e 2 golems de ferro. Derrotamos os inimigos e corremos para a forja. A parte da sala onde estávamos desmorona. O pentágono fica segurado apenas pelas correntes. O Chão tremendo.
Millie vai destruir a manopla. Precisa de ajuda. Conseguimos destruir o item. Ouvimos uma voz estridente ecoando: "vocês já abusaram da minha hospitalidade crianças. Se não tivessem lidado com a minha neta de maneira apropriada seriam destruídos pela sua audácia"
Todos desaparecem menos Isadora. Quando Isadora fica sozinha, na frente da bigorna aparece a vovozinha. Diz que ela está carregando um rubi dado pela filha dela. Baba Yaga diz que troca o Rubi por um scroll e é teleportada para fora.
Aparecemos todos numas planícies no meio de um vale enorme com montanhas dos dois lados. Está frio, mas não o frio de Irrisen. Tem neve no chão. Quando olhamos pro fundo do vale há 3 estátuas imensas. 2km de altura. Cada estátua está fazendo um gesto, como que dizendo pare ou cuidado. Uma estátua é uma bela jovem (esquerda), outra é uma mulher grávida (centro), a outra é uma velha corcunda.
Começamos a caminhar em direção às estátuas e percebemos que nunca vimos essa vegetação antes, então estamos em algum lugar que nunca estivemos antes. Começa a anoitecer e resolvemos montar acampamento. Isadora recebe a seguinte mensagem: “Espero que recebam essa mensagem, já um mês tentando entrar em contato. O escudo foi destruído, Sorrina precisa de ajuda. Estou em Absalom, na Grande-Loja.” - a mensagem veio de Zarta. Respondemos: “Manopla destruida. Estamos em um lugar com 3 estátuas: jovem, mãe, velha. Ajude-nos a saber onde estamos e cidades próximas.”
Passamos a noite, e pela manhã Millie pergunta para os espíritos onde estamos e eles dizem que estamos em Artrosa, no extremo leste de Avistan. Teleportamos para Brevoy e depois para High Helm, a terra dos anões e finalmente para Absalom.
Encontramos Zarta, que está diferente e diz: “Que bom vê-los novamente, Pathfinders. Como podem ver, destruir esse escudo me custou o olho da cara.” - e ela realmente está sem um olho - “Como disse, o mais importante é ir atrás de Sorrina. Infelizmente os recursos da Sociedade estão mais escassos do que nunca: não tem nenhum membro do Deciumvirato aqui, com exceção de Eliza Petulengro, e todos os Capitães de Ventura estão em campo com agentes tentando recuperar as lojas ou atrás do Pacto Subterrâneo.”. Continua, “Sorrina não responde nenhuma mensagem, mas [Kreighton] Shaine conseguiu contactá-la pelo Plano Astral antes de partir para Kyonin. Ela conseguiu ajuda de Magaambya para levar um grupo de artíficies até o subterrâneo de Usaro, onde iriam destruír a armadura. Alguma coisa deu errado, Sorrina não tem um grande histórico com rituais... A essência da rainha-aranha N'gange foi libertada, matou quase todos, mas prendeu Sorrina em um casulo. Ela não vai aguentar isso por muito tempo. Infelizmente eu nunca visitei Usaro, então não consigo me teleportar até lá, mas tenho um pergaminho de 8o círculo de Teleporte, acredito que Isadora pode usá-lo. Também dei uma rapelada nos tesouros de Cheliax, e talvez alguns desses itens sejam úteis para vocês. Peço que peguem só o que vão usar, estamos precisando de toda a ajuda possível.”
Zarta diz que nunca visitou Usaro. Ela tem um pergaminho e items que pegou em Cheliax. Ela também conta mais detalhes de como destruiu o escudo e seguimos viagem para Mwangi.
14 de Desnus (17 de Agosto de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Gazu, Miki
Momentos antes de entrarmos no espelho, a rainha Anastácia conta que ela nunca viu a forja, então ela deve estar escondida - por isso devemos procurar portas escondidas.
O interior da cabana parece o casebre de um velho camponês. Ele contém uma pequena mesa de madeira com uma bacia de madeira e uma única cadeira. O chão é de terra batida, e as paredes e o teto são de construção simples em madeira. Um fogão fica ao longo de uma parede, seu cano levando à chaminé acima. O chão e as prateleiras nas paredes são repleto de roupas esfarrapadas, utensílios e suprimentos de costura. Várias velas brilham em vários lugares. Um colchão de palha e uma colcha esfarrapada contra uma parede. Tem um gato preto se espreguiçando em cima dele.
O gato se apresenta por Vladmir. Convencemos ele a nos ajudar a achar a porta secreta. Fazemos um desafio para ele pegar o Miki em forma de rato e damos um dente de dragão para ele e ele nos diz pra olhar embaixo da cama. Ruko ve uma passagem, mas está tudo escuro do outro lado.
Entramos no quarto como se tivéssemos entrado pela porta. O piso e as paredes deste quarto são feitos de mármore preto riscado com veios de ouro. Colunas roxas vítreas, algumas começando a desmoronar, desfile por grande parte de sua extensão. O teto abobadado de 18 metros acima do chão brilha assustadoramente, preenchendo a sala com luz roxa. Um estrado elevado fica em uma extremidade da sala, com quatro crânios gigantes adornando sua superfície. Em o centro do estrado é um grande trono feito de um único bloco de pedra negra. Uma escada leva ao trono. No trono tem runas que dizem: Baba Yaga em uma língua desconhecida. Roku senta no trono e Isadora diz “Agora você é a Baba Yaga!” e de repente vemos uma imagem fantasmagórica de uma velha com a mão extendida. Empurramos um dos crânios e encontramos uma porta. Ruko resolve segurar a mão de Baba Yaga e vemos a “alma” do Ruko saindo de seu corpo.
Entramos na próxima sala e enfrentamos 4 Catoblepas! Descobrimos a passagem para a próxima sala e chegamos em uma estufa com uma fonte de água com cheiro adocicado. Abrimos a porta. Miki leva uma água dos jardins. A próxima sala parece uma sala de exibição com vários items estranhos. O mais estranho é uma carroça que parece ter um canhão e ao invés de rodas tem esteiras e o item é inteiro de metal, a sala tem outros items de metal e armas. Descobrimos a passagem para a próxima sala que está cheia de livros e items de laboratório e tem uma pessoa nessa sala - uma moça jovem com cabelos escuros e roupa preta. Ela se apresenta por Natasha ou Tasha. Gazu/Ruko já ouviu falar nela como Iggwilv, a negra - filha adotiva de Baba Yaga. Ela é praticante de magias poderosas. Ela diz que tem uma magia que pode nos tirar daqui, mas diz que ela tem uma rival - Elvana - que está escondida em algum lugar e quer saber onde ela está. Ela nos dá um rubi e diz para quebrarmos quando encontrarmos Elvana.
Assim que passamos pela portal sentimos um calor muito forte e vemos uma forja imensa. Parecemos estar em um pedaço de pedra em cima de um magma e na frente um pentágono de pedra com uma bigorna de metal com uma bacia de lava queimando.
11 de Desnus (10 de Agosto de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Gazu, Miki, Millie
Seguimos viagem. Galeo vai contando histórias no caminho. Diz que o truque é obedecer as menores regras de etiqueta. Não demonstrar surpresa vendo criaturas malignas. Mas muitos acham a cidade lucrativa e cheia de oportunidades. Se formos revelados pode ser que os habitantes acreditem que somos espiões, agentes da terra dos Linnorms. O ideal é estarmos escondidos e disfarçados.
Chegamos na cidade. Tem uma parede de gelo com ossos gigantes crânios em cima. Mas quando nos aproximamos parece só gelo. Ilusão? Na frente da cidade, numa base, o castelo real. Não podemos entrar por ali, temos que dar uma volta e ir por uma entrada oficial. Provavelmente a entrada ao norte.
Decidimos os disfarces. Miki de rato, Kirel de Ferret, Isadora contadora, Farrus batedor, Ruko cuidador dos animais. Vamos na fila da inspeção dos guardas.Tudo certo, entramos na cidade e vemos Gigantes e Ulfens, mas as ruas estão vazias. Chegamos em uma choupana grande e vemos um símbolo de uma bigorna com uma mandíbula escrito “The Iron Tooth” e somos recepcionados por um goblin do gelo com dentes de ferro.
Começamos com uma refeição e Galeo explica que vai fazer entregas na cidade e pela manhã vão vender tudo no mercado da cidade. Precisamos encontrar Rognvald Skagni.
Sociedade Pathfinder ainda é muito mal vista, pintada como comedores de criancinhas, é um grupo terrorista. Encontramos um poster com a cara do Biersig. Rumores de um grupo de pessoas da sociedade pathfinder entrando na cidade hoje e ficando no dente de ferro. Descobrimos também que Rognvald é um dos conselheiros da nova rainha, mas foi muito controverso porque algumas pessoas acham que ele é da sociedade pathfinder.
Também descobrimos que em White Throne tem um dos teatros mais famosos de Golarion. Tem apresentações o ano todo. O Frost Hall Theater. Tudo é on ice. No momento estão com necessidade, as pessoas não têm conseguido chegar devoradas por um dragão branco. A dona do teatro. Lady Illia está procurando artistas que queiram se apresentar.
Passamos na estalagem para pegar as roupas de apresentação do Ruko/Gazu.
No caminho, Isadora quebra um crânio na rua dos cranios. O guarda diz que ela tem que substituir o crânio ou ser presa. Decidimos roubar o um do cemitério. Isadora se passa por bruxa e entramos no cemitério procurando por um mausoléu. Kirel constrói uma parede de pedras atrás do mausoléu e solta o token to Oni. Matamos o Oni e retornamos para entregar o crânio. Deixamos a cova lá no cemitério.
Vamos falar com a lady Ilya. Ela concorda de fazermos o show. Pagamos com o colar da bruxa (300gp) para ela trazer o Rognvald pro evento. Ficamos os três próximos dias no teatro. Mandamos a caravana embora sem nós.
Chega o dia da apresentação. Rognvald vem e traz convidados. Notamos um grupo com um cara baixinho de monóculo com uma barbicha branca e um guarda em full plate armor. Com eles tem uma pessoa encapuzada com uns cabelos enroladinhos. Além disso, outros nobres tb.
Fazemos a apresentação. Muito impressionante. No camarim está o cara do monóculo, o soldado e a moça encapuzada. É a rainha, ela é secretamente aliada da sociedade pathfinder. Diz que a forja fica na cabana da Baba Yaga. Pode nos levar lá, mas se descobrir a avó dela vai tirá-la dali.
Planejamos de ir no castelo a noite. Ela abre um portal num espelho.
5 de Desnus (27 de Julho de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Ruko, Miki, Millie
Após a batalha, os soldados nos acompanham para Morozny e somos recepcionados por festa. Lembramos que Absalom compra armas de Irrisen que são fabricadas em Morozny. Galeo diz que os líderes da cidade querem comprar todos os alimentos, mas a intenção é levar os mantimentos para Irrisen. O grupo decide explicar para os soldados que vamos vender 20% da comida ali, não toda a comida. Isadora vai conversar com o Vlad.
Vlad apresenta Isadora para o senhor Elaris, o lider do partido/conselho da cidade. Ele fala que depois Anastacia tomou o poder houve muito conflito por causa de poder, já que Anastácia não tinha filhos ou noção da política. Alguns descendentes da rainha Elvana tentaram manter seu domínio de poder. Ali eles tinham o grupo de pessoas da Terra que lutaram para manter a sua independência, o importante é dividir tudo com as pessoas, se organizaram como um partido político na região fundado um conselho. Elaris tb tem descendência de uma antiga filha de Baba Yaga, mas se aliou aos soldados. Agora dividem mais as coisas, tem uma taxação, botaram para fora os goblins e gigantes, agora tá tudo "limpinho". O problema é que não tem mantimentos, tem que importar tudo. Antigamente havia muitos saques e comércio.
Chegamos na sala onde Elaris e o conselho estão, e percebemos muitas bandeiras com uma estrela e uma bigorna e um martelo - o atual símbolo de Morozny. Conhecemos Elaris que nos leva para seu escritório, muito confortável. Ele não está muito feliz com a nossa mensagem de que vamos deixar apenas 20% ele diz que isso vai gerar muita insatisfação. Concordamos em deixar 20%, mas passar o próximo dia fazendo um evento para o orfanato da cidade.
Ele diz que é arriscado ir para Whitethrone. Ele diz que tem um grupo de filhas de Elvanna que fugiram para o norte e acordaram um antigo dragão branco. O dragão é conhecido na região por Gelaktruxnyx, e deve ter 500 anos. Ele é uma das criaturas mais terríveis de Irrisen. Sabemos que esses dragões tem uma aura de medo, são imunes ao gelo e alguns são vulneráveis a fogo - também aprendemos que quando o dragão está chegando ele vem com uma tempestade de neve.
No dia seguinte, chegamos no orfanato e eles arrumaram o lugar para o evento. Servimos os alimentos e começamos a apresentação de dança com truques de mágica. As crianças parecem animadas mas são muito comedidas em sua reação. Terminamos o evento e vamos para a estalagem. Galeo pergunta sobre o dragão. Combinamos de levar o mínimo possível de pessoas.
No próximo dia seguimos viagem e Galeo troca nossos cavalos e carroças por ternós. No meio da viagem em um lago congelado, a tempestade de neve fica mais pesada e vemos um pedregulho cair do céu abrindo um buraco no gelo. É o dragão, que continua nos seguindo para jogar pedras em nosso caminho. Após uma cinemática batalha no lago, re-encontramos os caravaneiros.
5 de Desnus (27 de Julho de 2021)
Exploradores: Isadora, Ruko, Miki, Millie
O grupo prepara-se para entrar em Irrisen com a caravana de Galeo, partindo de Trollheim. Sabemos que Algidheart é uma cidade bizarra e foi construída na vertical e quanto mais alto você vive, mais rico você é. Há 500 anos atrás, teve uma epidemia de febre gelada que dizimou quase a cidade inteira e muitas dessas casas estão vazias. O objetivo é passar mais rápido pela cidade. A cidade de Morozny está em disputa já que com a chegada da rainha Anastácia, a bruxa da cidade foi expulsa pelos moradores, mas ela está tentando retornar para a cidade.
Começamos a viagem no frio, Farrus é o batedor e vai na frente, Kirel está coletando nozes e alimentos. Galeo explica que amanhã será um momento tenso e que entrando em Irrisen podemos nos deparar com uma das cabana de Baba Yaga que protegem a fronteira. Ele também explica que tem um item que permite ele entrar em Irrisen.
A caravana tem pessoas de todas as idades, mas principalmente jovens trabalhando. No dia seguinte, continuamos seguindo caminho pelo rio e o dia está muito nublado. Entramos em um trecho com muitas árvores avermelhadas e nos deparamos com um chalé e embaixo dele tem duas patas de galinha imensas. Nos aproximamos e o chalé corre em nossa direção. Galeo está muito assustado mas tira um monte de galhos secos amarrados com um cheiro de ervas e aponta em direção da cabana. O chalé se curva como se estivesse cheirando o objeto e corre de volta para a floresta.
Durante a noite, escutamos barulhos de madeira quebrando e grunhidos vindo da floresta. Com o uso de clairvoyance vemos que é um gigante ferido. Nos aproximamos, e Isadora com calma diz em Jotun que viemos em paz. Ele conta que está fazendo seu desafio de bravura, mas percebemos que ele está muito ferido. Ele recusa ajuda, já que tem que completar o desafio sozinho. Resolvemos deixar um Elixir da Vida no caminho de volta dele, sem ele ver.
No dia seguinte, Galeo conta que a temperatura caiu muito e ele recomenda ficarmos dentro dos muros da cidade. Chegamos em Algidheart, Millie e Isadora decidem ir pro bar. Galeo recomenda ficar na caravana e Kirel e Farrus concordam - o resto do grupo vai pra balada. Contratamos um guia goblin que nos leva para um bar onde bebemos, dançamos, pagamos o melhor vinho da casa para o goblin.
Continuamos a viagem para Morozny, e a neve está ainda mais pesada. Vemos figuras humanoides a distância, com cara avermelhada e casacos pesados com botas de pele. Cada um deles carrega um estranho pedaço de tubulação com uma alça de madeira de um lado e uma lança do outro. Eles tem uma roupa estranha com lapelas vermelhas e um chapeu alto e diz em Taldoriano: bom dia camarada, vejo que estão aproveitando para passear pela floresta. Eles se apresentam como Vlad Gavrilovich Gubkin e Tolstoi e diz que a região está infestada de criaturas, especialmente depois que a bruxa voltou para a cidade. Eles pedem para falar com o chefe da caravana para conferir a história e finalmente dizem que está tudo certo. Ele nos alerta para tomar cuidado com a bruxa.
Mais em frente escutamos um barulho bem distante que parece gritos de criança. Corremos na direção do som e vemos um lobo gigante e uma criança brincando com a cauda do lobo que reconhecemos como lobo do inverno. Millie resolve fazer amizade com o lobo que parece bem hostil e se apresenta como Burian e a menina Marta. Entretemos a menina com história e Burian concorda em contar a história da bruxa:
“Agora, há um conto digno de uma crônica. Era uma vez uma bisneta de Baba Yaga Pernas de Galinha, com gelo em seu coração e neve nas sobrancelhas. Ela não era uma boa mulher, mas acho que ela não era tão má quanto ela poderia ser. E quem pode dizer mais por qualquer um de nós? Ela governou esta terra particular com trolls e goblins e lobos. Então vieram estranhos de longe, servos de uma jovem filha de Baba Yaga, seu sangue é mais forte e seu coração não ainda congelado. E vieram homens com armas como mágica e ainda diferente, e a bisneta de Baba Yaga a perdeu cidade e perdeu seu servo, que prefere o calor do forno para o frio da geada. Agora ela vagueia no escuro e busca recuperar o que foi perdido. Seu gordo tributo, certamente; peles e peixes e barris de vodka, mas mais do que isso, ela perdeu o orgulho e a certeza. ”
Nos despedimos, e voltamos para a caravana. A noite, nos esquentando em uma fogueira perto da caravana e uma mulher velha se aproxima e fala "Vocês... merecem ser acompanhados de perto. Não me desapontem agora.", dá uma risada curta arrepiadora, e começa a caminhar na direção da floresta. Millie segue a velha e que olha para Millie e ela fica paralizada e desaparece depois disso.
Dia seguinte a neve para e o sol está brilhante, mas o tempo muda repentinamente quando nos aproximamos do rio. A névoa se abre e vemos uma uma mulher com um vestido vermelho e dourado, cabelos castanhos longos e jóias - seu vestido é mais luxuoso que o da Isadora, mas por pouco. Atrás dela vemos várias fadas de gelo. Ela diz: “tão raro ter convidados em Morozny”, ela se apresenta "Meu nome é Chesjilawa Jadwiga Karina, bem-vindo ao meu domínio. ”. Ela tenta negociar nossa ajuda para retomar o trono.
O grupo de vigilantes de Vlad que estavam seguindo a caravana se aproximam e o ataque começa. Temos que decidir em que lado lutar - Millie e Isadora querem ficar fora da intriga, mas Ruko decide partir para o ataque ao exército da bruxa. Derrotamos a bruxa e encontramos a varinha de Mirror Image, colares de pérolas que são sempre gelados, pequeno saco com um pó escuro e uma poção multicolorida.
4 de Desnus (20 de Julho de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Millie, Gazu, Miki
Iniciamos a batalha com Gelugon e o grupo de Sarglagons. Derrotamos os inimigos, Gazu quase morre, mas fica tudo bem. Descansamos.
Isadora usa uma magia para ver o que há dentro da água. Chega um ponto em que a luz desaparece. Exploramos o local e encontramos em um canto muitos corpos com marcas de tentáculos e mandíbulas dos demônios que derrotamos.
Um dos corpos é mais antigo. Os outros são recentes, devem ser os rangers. O corpo antigo está pendurado e amarrado. Ele veste uma armadura meio bizarra, coberta de marcas de sangue como se tivessem jogado sangue recentemente nele. A armadura tem uma forte aura mágica de transmutação e Millie sente algo divino vindo da armadura. O metal é quase translúcido e Miki já ouviu falar em armaduras similares em texto de Irori - dizem que os deuses vestem armaduras similares.
Millie conjura com espíritos e descobre que o forte foi tomado. Ali viviam gigantes do gelo que adoravam deuses bons, mas foram destruídos por gigantes trazidos por baba yaga, ela abriu um portal para a parte mais gelada dos elementais da água. Ela ia fazer alguma coisa para trazerem os gigantes, mas foi distraída e não fez nada. O portal é maligno, mas nada de mal chegou a acontecer. Os gigantes estudaram essa fonte por muito tempo, talvez tenham deixado algum registro. Millie descobre que essa é uma Celestial Armor (+2 chainmail, bônus em AC contra demônios, bonus de diplomacia exceto demônios e uma vez por dia crescem asas com luz e fly).
Miki encontram uma passagem secreta para o resto do complexo e na passagem secreta encontramos o ninho dos demônios. Também encontramos uma machete para um gigante e 200 moedas provavelmente roubadas dos rangers. Kirel também encontra na fonte um compartimento com tablets de pedra com coisas escritas em Jotun e um frasco muito bonito gigante com um líquido vermelho. Isadora olha a poção e descobre que é um greater elixir of life. Lemos o tablets que contam que esse é um templo feito por gigantes do gelo. Ele conta a história de como a tribo que cultuava deuses bons foram escravizados e foram obrigados a forjar uma manopla que parece ser a que foi usada para ser transformada nas manoplas de Rovagug. Também mencionam como que as manoplas podem ser destruídas - eles colocaram uma maldição que se ela fosse usada novamente na forja de Baba Yaga ela seria destruída.
Quando estamos saindo, ouvimos um barulho de gongo vindo do que parece ser a entrada do lugar. Miki sente cheiro de gigantes. Isadora manda clairvoyance e vê que na entrada da fortaleza tem um grupo de 6 gigantes do gelo, e provavelmente criaturas do mal. Eles estão usando adereços na cabeça que lembram os gigantes que lemos sobre nos tablets.
Saímos para falar com os gigantes, estão meio apreensivos, olham para nós. Meio confusos. Perguntam se somos black ravens. O chefe Jakali diz que Pedranegra pertence a eles, mas magias antigas e armadilhas os impediam, mas receberam uma notícia dos espíritos que algo aconteceu. Isadora explica o que aconteceu. Ele diz que há muito tempo um demônio de gelo se esgueirava pela região. Perguntam se saqueamos o local. Isadora diz que não, e conta o que achamos, mas omite sobre o facão. Eles não estão muito convencidos, resolvemos fazer um desafio entre Millie e um gigante, vão fazer um duelo. Millie triunfa com a ajuda da dança de Gazu, tagarelice de Isadora e intimidação de Kirel.
Começamos a voltar e ao chegarmos na área com armadilhas de urso, resolvemos sobrevoar a área. Chegamos em Blackraven Hall e encontramos com Tanja. Contamos o destino dos Blackravens, e Tanja fica triste mas muito impressionada com o BONDE DA AVENTURA. Ela negocia com um mercador de uma caravana que vai até Whitethrone e pede para nos levar escondidos como mercadores.
O mercador é um halfling chamado Galeo. Ele diz que entrar em Irrisen é sempre tenso, então ele não está super feliz de levar a gente, pede para tomarmos bastante cuidado. Ele conta que as cidades que vamos para são dominadas por white witches então temos que tomar cuidado. Ele está levando comida e recomenda que se quisermos comprar armas, Algidheart é o melhor lugar.
Ele puxa a Isadora de lado e diz que ela parece com as White Witches, recomenda ela se disfarçar. Começamos a nos preparar para a viagem. Tarak T'Sah ficará em Trollheim com a tripulação.
4 de Desnus (14 de Julho de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Gazu, Miki
Kirel
4 Desnus. Lutamos com os gigantes. Seguimos para Pedra Negra. A construção é enorme, provavelmente projetada para gigantes. Exploramos o local. Um dos caminhos tem um campo de energia bloqueando a passagem. Várias runas no chão. São números em Jotun segundo a tradução da Isadora.
No centro dentro do campo de força vemos algo que parece uma piscina no centro, um pouco de água escoa para o centro.
Aos inimigos da luz, se tentarem entrar, serão destruídos.
Aos amigos doi saber da corrupção desse lugar.
Aos saqueadores, o controle está atres da caixa.
E aos seguidores da besta, algum dia serão banidos para sempre.
Roku identifica os números no texto e de fato esse é o código e conseguimos entrar.
Nos aproximamos da "piscina". Ruko ouve ao longe algo que parece um cântico. Não entendemos o idioma. Miki sente um cheiro estranho, algo como insetos do mato.
Ouvimos passos na água fazendo um splash.
Vemos se aproximando de nós uma criatura demoníaca. Seguida por outras criaturas. Parece um gafanhoto de gelo (Gelugon - Ice Devil). Atrás criaturas com rabos de peixe (Sarglagons). Os Gelugon são intelectuais e estrategistas do inferno. Os Sarglagons são drowning devils, demônios da água).
O Gelugon faz um barulho bizarro e fala na nossa mente e com uma voz insectóide ao mesmo tempo: diz que finalmente alguém baixou o escudo, estava preso ali há muito tempo.
Isadora
Começamos a batalha com os trolls. Derrotamos os trolls e o líder está usando um greater ring of energy resistance (fire). Chegamos em Pedranegra e realmente as pedras são bem escuras e a fortaleza é muito grande e foi construída para gigantes e com runas em Jotun. A construção parece ser bem antiga, provavelmente anterior a Baba Yaga.
Entramos em Pedranegra e na primeira sala encontramos uma estátua que parece ser uma versão de Seranrae Gigante. Em outra parte, encontramos um campo de força e no chão tem runas em Jotun que representam números. Dentro do campo de força tem uma piscina. Em outra sala encontramos runas que dizem: “Aos inimigos da luz, se tentarem entrar, serão destruídos; Aos amigos, doi saber da corrupção deste lugar; Aos saqueadores, o controle esta atres da caixa; E aos seguidores da besta, algum dia serão banidos para sempre;”
Descobrimos que o texto indica os números 7, 2, 3, 1, e usamos esses números para ativar as runas. Entramos na área e vemos uma fonte de água no meio da sala. Ouvimos um cântico que não conhecemos e vemos um Gelugon, demônio do gelo, acompanhado de Sarglagon, demônios da água. Ele se comunica telepaticamente, agradece por baixarmos o campo de força, já que ele estava preso lá por muito tempo e pergunta o que estamos fazendo aqui.
26 de Gorzan (6 de Julho de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Gazu, Miki
Isadora
Começamos a nos aproximar do nosso destino e Tarak avisa que tem uma corrente fechando a passagem próxima a Kalsgard. Decidimos parar na cidade e chegando no porto ouvimos uma balbúrdia. As pessoas são altas, a maioria brancas mas tem algumas pessoas orientais também. Ao ancorar conhecemos Sigfast, o mestre das docas de Kalsgard. Ele conta que tem uma nova monarca, Rei Thira e muitos dos habitantes não acreditam que ela é a melhor escolha para governar - ela não tem muita experiência. Seguimos para a cidade e perguntamos onde fica a loja da sociedade pathfinder e ouvimos que fica em Ice Ferry e um dos membros sempre compra peixe lá com seu cão - o nome dele é Torrsen (lembramos que ele era surdo e achamos que ele estava morto). Kalsgard é uma cidade bonita, bem decorada, mas todos os habitantes parecem estar armados.
Chegamos na loja e na porta vemos um orc ou meio-orc vestindo um colete de couro com um cão, também vestindo um colete com o símbolo da sociedade pathfinder. Descobrimos que este é Bjersig Torrsen, que não está morto! Ele tem uma intérprete Gnoma. Eles contam que não foram atacados mas receberam uma mensagem para se prepararem. Bjersig diz que Rognavald Skangni, um historiador em Irrisen que é seu contato em Whitethrone, disse que teve muitos movimentos recentes. Ele recomenda um templo e diz que só conhece a chefe da guarda da corte de Thira. Ouvimos uma batida na porta, e quando abrimos a porta, vemos guardas entrando e dizendo que estamos sendo convocados para uma audiência com a Rei Thira.
Vamos até a casa principal onde fica a corte, com um grande braseiro no meio e várias pessoas conversando e a Rei Thira a distância. Thira nos recebe e dá boas vindas. Contamos nossa história e ela pergunta por que a o Linnorm nos atacaram. Ela nos convida a sentar com ela e tem algumas perguntas:
- O que achamos das bruxas do inverno? Comparamos as bruxas do inverno com governantes tiranos
- Se tiverem que atravessar uma nebraska, qual o melhor animal para levar? Kirel esnoba seu conhecimento sobre a natureza
- Em um inverno rigoroso, nossos mantimentos estão acabando - qual é a melhor opção, arriscar sair e caçar ou não arriscar e proteger os conhecimentos? Contamos que escolheríamos sempre caçar já que somos um grupo de aventureiro
Contamos a situação com Sigfast e Thira fica enfurecida e resolve ir lidar com ele imediatamente. Na saída, ela mostra que ficou impressionada com o grupo e dá uma runa à Kirel. Ela também disse que se quisermos parar em Trollheim - na fronteira com Irrisen - que seremos bem vindos e podemos perguntar pela Tanja, a chefe da guarda que está lá. Na chegada de Trollheim, no dia 4 de desnus, somos convidados para beber com o Castelão Freyr Darkwine. Ele conta que a cidade é praticamente um forte e é vassalo de Kalsgard e quem lidera a cidade é o Castelão. Algo muito incomum aconteceu recentemente, onde trolls e ice goblins atacaram a cidade e as muralhas, incluindo o Blackraven Hall. Essas criaturas nunca foram tão ousadas e eles enviaram um grupo de Blackravens que não retornaram.
Ele pede ajuda para descobrir o que aconteceu e oferece que podemos nos juntar a um grupo de mercantes para chegar em Whitethrone. Seguimos para Blackraven Hall e encontramos com a Tanja que conta que as patrulhas que não retornaram foram para o forte Pedra Negra. Ela diz que o inverno está mais rigoroso, com neve constante e um caminho árduo.
A viagem é difícil, e encontramos vários trolls do gelo - mas esses parecem ser diferentes, seus olhos brilham vermelho, e tem pústulas no corpo. Atrás somos cercados por trolls e na frente, tem armadilhas de urso.
Kirel
30 de Gorzan. Seguimos viagem, nos aproximamos de Kalsgard, tem uma corrente. Decidimos parar. Quando chegamos perto, varios gritos. Não entendemos nada nessa lingua.
Atracamos. Somos recebidos por Sigfast, o mestre das docas. Diz que tem que fazer uma inspeção. Diz que chegamos num momento delicado. Eles tem um nove monarca a rei Thira, uma das filhas do antigo monarca. Quer que nos aliamos com os "Republicanos" para ajudar a nova geração que quer se aliar com Irrisen. Querem uma alternativa, o segundo filho do rei. Nos oferece muito ouro para dizer que é muito fácil matar o Linnorm.
Conversamos muito tempo, decidimos guardar a cabeça e não falar nada mais até entendermos melhor a situação. Saimos pela cidade. Isadora procura a loja da sociedade pathfinder, leva um tempo, encontra alguém que dá algumas informações.
Todo mundo gostava muito do rei Sven, mas o povo não ta muito contente com a mudança.
Na frente do local onde é a loja vemos um homem, Bjersig Torrsen o responsável pela loja, ele é um meio orc, tem um cachorro chamado Mac. Tem uma gnoma que está traduzindo os gestos que ele faz para ela.
Eles receberam um contato da grande loja sobre os ataques, mas não foram atacados. Ele recebeu um sending de Irrisen do contato em Irrisen - Rognvald Skagni - um historiador de Golarion que foi salvo pela sociedade e representa a sociedade em White Throne.
Explicamos nosso objetivo. Ele diz que em Irrisen os pathfinders ainda não são bem vindos, diz que vai ser complicado.
Contamos também sobre o Linnorm. Ele recomenda um templo para curar o Miki.
Contamos sobre o problema político. A Thira é uma rei guerreira. O povo em geral respeita a atitude e a tradição.
Ouvimos uma batida na porta. Dois guardas procurando os forasteiros. Convocados a uma audiência real.
Pedimos desculpas para a rei por qualquer ofensa e contamos sobre o que aconteceu nas docas. Ganhamos a amizade dela, ela nos dá uma runa de presente. Ela libera nosso barco e diz que podemos procurar a emissária dela e Trollheim.
Seguimos viagem.
4 Desnus. Chegamos na cidade e somos bem recebidos, convidados pelo castelão. Diz que tem algumas notícias ruins sobre acontecimentos recentes: 1 semana atrás patrulhas desapareceram. Diz que se ajudarmos ele pode nos ajudar a entrar em Whitethrone com um grupo de mercadores. Temos que ir até o black raven hall e falar com a Tânia.
Navegamos até o Black Raven Hall. Falamos com Tânia, ela nos explica onde temos que ir e as dificuldades. Ela ajuda a proteger alguns de nós das condições naturais.
Seguimos. Eu caio num buraco, mas tudo fica bem. Encontramos trolls do gelo, parecem corrompidos. Eita, é uma emboscada. Um dos trolls tem um chifre, algo diabólico ali. Também há enormes armadilhas de urso no caminho.
23 até 29 de Gorzan (22 de Junho de 2021)
Exploradores: Kirel, Isadora, Farrus, Gazu, Miki
Isadora
Sorrina conta que a loja de Absalom foi atacada, e capturaram uma das pessoas que revelaram que eles estavam buscando as armas de Rovagug. Sorrina trouxe a armadura das armas e Zarta levou o escudo para Cheliax. Ela conta que as lojas viram assassinos de Mantis, Drows, Onis, Hags, e outras entidades malignas. Ela também conta que queria descobrir o que aconteceu com a Eleonor, que partiu de volta para Arcadia. Além disso, aparentemente Omnyuza ativou uma aliança subterrânea. Ela conta que quer descobrir mais sobre a lança de Serenrae e contamos que encontramos um fragmento da lança.
Sorrina recomenda fazer um ritual para teleportar o barco inteiro para a próxima missão. Ela precisará de ajuda de crafting e survival. A atual governante das terras de Linnorm é a filha do Rei que subiu ao trono da maneira tradicional: matou e trouxe a cabeça de um Linnorm - dragões imensos do norte que acredita-se serem os primeiros dragões, com a diferença de não terem asas (apesar de poderem voar). Irrisen é um reino dominado por bruxas da Baba Yaga e passa por um inverno eterno. Atualmente, Irrisen é governado pela Anastácia, não diretamente descendente de Baba Yaga.
O ritual para teleportar o barco vai levar alguns dias. No segundo dia, uma pessoa sai da água e cai no convés. Essa pessoa parece ser um habitante de Goka que diz “ahh, vocês iam embora sem falar comigo? Demorei tanto tempo para encontrar vocês. Eu trago presentes!”. Ele diz que temos interesses em comum e reconhecemos ele como o Alghollthu renegado que deixamos em Ancorato. Ele nos mostra pedras iônicas de turmalina rosa - enquanto tivermos com essas pedras, temos um efeito permanente de non-detection (previne scrying). Sorrina diz que se colocarmos a pedra na Wayfinder podemos mandar Shield 3rd nível.
No dia seguinte (26 de Gorzan), conseguimos teleportar e sentimos um frio intenso. De repente, sentimos algo bater no barco e vimos um Shoal Linnorm. Derrotamos o dragão e removemos sua cabeça como troféu. Miki deu o golpe final e ficou amaldiçoado e não consegue mais beber água normalmente.
Kirel
23 de Gorzan. Sorrina diz que a loja foi atacada. Eles estavam atrás das armas e Rovagug. Ela trouxe a armadura numa bag of holding. Diz que precisamos destruir as armas o quanto antes. O objetivo dela é ir destruir a armadura o mais rápido possível. A Zarta pegou o escudo e levou para Cheliax. Os ataques foram de todo tipo de criatura: hags, drows, mantis assassins, pessoas controladas por devoradores de mente.
Parece que Omniuza ativou uma antiga aliança dos povos subterrâneos. Estão procurando a lança de Sarenrae. Ela nos conta varias coisas. Certeza que a Isadora anotou tudo.
Restauro alguns dos colegas.
24 de Gorzan. Tentamos um ritual para transportar o navio todo para o norte, mas falha. Restauro o resto dos colegas.
Vem uma pessoa no navio pulando da água. A pessoa pergunta se vamos embora sem falar com ele. Diz que trás presentes. Diz que tinha prometido informações para nós, porque tem um interesse parecido com o nosso. Diz que primeiro que tem informações:
Omniuza usou um pacto do subterrâneo e ativou uma aliança do subterrâneo com criaturas extraplanares. Manipulou as criaturas responsáveis pelo contrato. Alguns mindflayers que trabalham pro povo dele saíram da influência. Traz presentes, diz que o Omni vai conseguir nos encontrar. Oferece vários cristais. Parecem pedras eonicas de turmalina rosa. Diz que prevenirá que Omnyuza faça scry em nós.
25 de Gorzan. Tentamos o ritual novamente. Não funciona.
26 de Gorzan. Tentamos o ritual novamente. Finalmente é bem sucedido. O barco é teletransportado. Aparecemos em mais ou menos 10 milhas do objetivo.
29 de Gorzan. A neblina continua muito forte. No meio do dia, batemos em algo, é um Linnorm. Bem difícil, mas conseguimos derrotar a criatura.